sábado, 21 de julho de 2012

Serviço Divino ou cultura religiosa?



Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual.  E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. [Romanos 12.1-2]

Ao usar o termo grego logikos, Paulo caracteriza o culto cristão como sendo uma atitude pessoal e diária de devoção, adoração e serviço a Deus e aos semelhantes. A expressão logikos confere ao culto à qualidade de “espiritual e autêntico”, algo um tanto diferente da expressão “racional” publicada por algumas versões.[King james]

A humanidade sofre com uma dor que ela desconhece o motivo. O homem desconhece a causa dos seus problemas e desesperado procura ajuda.

 A Humanidade procura a cura emocional e nessa busca tudo o que possa aliviar a sua dor poder ser “Deus”. Porem aliviar a dor não significa ser curado dela.

Tudo o que sabemos sobre Deus é o que a religião formou em nosso inconsciente. Educação retórica e um conjunto de regras a serem seguidas.

O processo “religare” e uma transformação diária que vivemos, servindo a nosso semelhante e a Deus simultaneamente.  Somente o homem entrando em harmonia consigomesmo e com seus semelhantes e que realmente encontrara a cura da sua dor.

Isso e ser espiritualmente autentico e o verdadeiro serviço a Deus!
Ou verdadeiro culto! Segundo o apostolo Paulo esse culto não é uma experiência domingueira e nem coletiva, mas pessoal e diária.

Silvio Ramos.

Um comentário:

  1. Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Se desejar faça uma vista ao Peregrino e sevo e deixe o seu comentário.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir