terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A experiência que transforma







Rituais. Quais os benefícios que podem trazer ao homem?
A Bíblia narra que os rituais foram abolidos pelo fato de não poderem causar o efeito necessário no homem. [Hebreus 10.1]
A experiência que todo o ser humano precisa ter e a de estar livre da dor, da decepção, da idéia que e inútil e nada depende dele.
As tradições e rituais tem tornado o homem escravo de um ciclo vicioso, o impossibilitando de ter uma experiência real de vida ou com a vida verdadeira.
A humanidade tem vivido com as migalhas que sobram de suas vidas despedaçadas, com a ilusão da prosperidade e dos bens materiais para á conformar.
Nem um ritual ou tradição pode fazer com que o homem se sinta livre da dor ou do sentimento de que esta perdido, pois não pode lhe proporcionar a experiência real e necessária para trazê-lo a luz da verdade e uma transformação de vida.Ele continua com as mesmas ideias e pensamentos!  
O verdadeiro sentimento de amor ao próximo nos torna capaz de entender quem nós somos e qual a nossa vocação no mundo, trazendo paz alegria e uma experiência verdadeira com Deus e consigo mesmo. Só quando compreendemos o poder do perdão e da comunhão seremos capazes de interagir com o criador liberando o poder que falta para transformação de nossas vidas!
Livres da culpa por liberar o perdão e também reconhecendo erros viveremos a verdade e poderemos celebrar a vida adorar a Deus e esquecermos os rituais!


Silvio Ramos

5 comentários:

  1. Qualquer cerimônia, rito... deve desdobrar-se de forma racional. Porque somente assim ele transforma-se num conversor. Pedi, pedi e da-se-vos-á... Para a fé manifestar-se é preciso ouvir a palavra... Observe: o homem não come capim, mas toma leite. Então para obter o leite, o que ele faz? Ele alimenta a vaca porque sabe que através dela obtém-se o leite. O capim é processado pela vaca e vira leite – o elemento o qual lhe interessa e satisfaz. É assim que deve ser o ritual da oração, da pregação e qualquer outro que seja. Os rituais são símbolos, eles indicam algo. As águas batismais têm o seu significado; a santa Ceia também. O problema está no discernimento. Sem discernimento nada é de fato proveitoso.

    Veja o um texto e um debate sobre esse assunto nesse link: http://renerbrito.blogspot.com/2010/03/comunhao-com-deus-como.html#

    Ótimo texto para reflexão...

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os símbolos nada mas são do que figuras não exatas. E não traz nem uma experiencia real com o divino eles podem ate indicar algo mas acredito que não devemos nos apegar a eles, mesmo porque não e pecado. Quanto ao batismo e a santa ceia são rituais em memoria e em lembrança diferente dos rituais que tentam transformar as pessoas naquilo que eles não podem!

      Seus comentários são necessários para o meu crescimento!
      Muito obrigado meu amigo e irmão Edson Carmo!

      Excluir
  2. O ritual é como pegar um copo, ir ao bebedouro, enche-lo. Para que tudo isso? Apenas para beber a água. A água é o fim, o resto é apenas o meio.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido mestre eu entendo o que você esta falando,quem precisa de água e exatamente quem tem sede. E quando Cristo diz:Quem beber dessa água jamais terá sede novamente"... o copo e o bebedouro são dispensáveis!

      Um abraço mestre!

      Excluir
  3. Que lindo o que acabo de ler. Água que só é preciso beber uma única vez e nunca mais...

    ResponderExcluir